Tradicional banda de pífano dá as boas vindas ao público do Arraiá Gonzagão

A cena da tradicional banda de pífano, tocando na pequena praça, em frente a uma igreja de uma cidade do interior nordestino, foi reproduzida no Arraiá Gonzagão, no bairro Baixão, na noite desta quarta-feira (3). 

A música tocada pela Banda de Pífanos São José deu as boas vindas aos jurados e visitantes do Arraiá Gonzagão, que pelo oitavo ano concorre ao Concurso de Resgate às Tradições Juninas, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude.

A Rua Antônio Ferreira Sampaio, escolhida para a construção do arraiá, foi palco para várias manifestações culturais juninas, apresentadas no palhoção central, todo enfeitado com bandeirinhas  e balões, símbolos típicos das festas juninas. Além de girassóis, fitas coloridas e uma farta mesa de comidas da época, a exemplo de canjica, pamonha, milho verde, munguzá, amendoim, quentão, entre outras.

A festa reuniu famílias, vizinhos e amigos que se organizaram nas laterais do palhoção para assistir a programação da noite.  As apresentações, acompanhadas pelo Trio Nordestino, encheram o lugar de música, dança, cores e elementos culturais.

Desfile da rainha do milho; Danças da fita e da peneira; quadrilhas estilizadas Flor de Mandacaru e Os Pé Quente; e as quadrilhas matutas  Mandacaru Junina e Gonzagão foram acompanhadas por adultos e crianças, que compartilharam  momentos de alegria.  

Entre o público, Renata Francisca, mãe de José Aldemir, de 6 anos, acompanhado do amigo Luan dos Santos, da mesma idade, assistiram as apresentações  juntos e em lugar privilegiado, logo na frente. 

Segundo Luan dos Santos, o bom é chegar cedo para não perder os detalhes. “Eu gosto de ver as quadrilhas, que é bem animado. E com o meu amigo, melhor ainda”, afirmou o pequeno, que respondeu com sorrisos de quem estava mesmo se divertindo. A mãe também confessou gostar dos festejos juninos e que o evento é uma oportunidade de manter a cultura viva.

Para Eduardo Kellvy, marcador da Quadrilha Matuta Gonzagão, que é responsável pela narração  e condução dos casais em cada momento da dança, a alegria do público contagia os participantes, que sempre responde com mais entusiasmo. 

Sobre a temática da quadrilha, ele explica que a mais comum é a do casamento, que é conduzido em tom de comédia e marcado por exageros.  O noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade. 

Entre os principais momentos representados e dançados pelos pares, estão: o casamento dos noivos; balancê, que é o balanço do corpo no ritmo da música; cumprimento às damas e  cavalheiros; passeio pela roça; Túnel, onde casais passam por baixo de um túnel formado pelos outros casais; caminho da roça; Olha a cobra: “é mentira”; formação de um caracol pelos casais; coroação de damas e cavalheiros; e a  despedida.

Oportunidade

Enquanto a festa acontecia dentro do palhoção,  o comerciante José Lenilson aproveitou para faturar com o movimento. Ele explica que trabalha como vendedor  ambulante há 30 anos, mas é no período de festividades que consegue ampliar as vendas e faturar dinheiro extra com a venda de lanches.

“Muito boa essa ideia da prefeitura incentivar os arraiás nos bairros. O nosso comércio depende de movimento. Quanto mais lugares com festa e gente circulando, melhor o nosso faturamento. Com o dinheiro extra eu pago as contas da família e invisto no negócio”, declarou José Lenilson, que também levou os seus produtos para vender durante os shows no Aravantu, no Lago da Perucaba.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

Responsável

Netinho Cavalcante é formado em Gestão Pública e Serviço Social, com uma paixão pela escrita que o levou a contribuir com diversos sites. Seu talento e dedicação à comunicação resultaram no registro profissional como jornalista, consolidando sua trajetória como um profissional comprometido em levar o melhor aos leitores.

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Edit Template