O São João de Arapiraca segue aquecido mesmo após o mês de junho, e a noite desta sexta-feira (04) foi marcada pela emoção e reconhecimento das comunidades que mantêm viva a chama da cultura popular. Durante a apuração oficial da 21ª edição do Concurso de Resgate às Tradições Juninas, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, o Arraiá do Gonzagão garantiu o 4º lugar entre os melhores arraiás comunitários do município — reafirmando sua tradição de sempre figurar no pódio das festas mais celebradas e bem avaliadas da cidade.
Realizado no bairro Baixão, o Arraiá do Gonzagão é mais que uma festividade junina: é um verdadeiro celeiro de cultura popular, com forte participação comunitária, valorização das raízes nordestinas e uma entrega artística que emociona e inspira. Neste ano, o evento encantou com sua proposta estética, organização e envolvimento coletivo, mantendo viva uma história construída há décadas com muito amor, suor e forró.
“Para nós, estar entre os melhores novamente é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação, respeito à cultura e envolvimento real da comunidade. Somos gratos por esse momento e já começamos a sonhar com o próximo São João”, destacou a direção do Gonzagão.
A secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Mônica Nunes, fez questão de valorizar o esforço de todos os grupos participantes. “Estivemos em todas as comunidades vendo o envolvimento e entrega de todas para realizar os arraiás e, principalmente, manter a tradição junina forte e perpetuada”, afirmou, agradecendo também o apoio do prefeito Luciano Barbosa e do secretário Yale Fernandes.
O grande vencedor da noite foi o Arraiá Pedro Sertanejo, do bairro Pau D’Arco, que levou o 1º lugar. Mas a festa foi de todos que resistem, celebram e fortalecem as tradições juninas em Arapiraca.
Com mais esse reconhecimento, o Arraiá do Gonzagão segue como um dos maiores símbolos da cultura popular arapiraquense, colecionando premiações e corações por onde passa. E como já diz o bordão que ecoa no Baixão: “Enquanto houver São João, haverá Gonzagão!”