Arapiraca garante espaço em programa federal com dois projetos da juventude

Arapiraca se destaca mais uma vez no cenário cultural e social nordestino. Em meio às 1.081 propostas inscritas no Programa Rouanet Juventude, iniciativa do Governo Federal voltada para projetos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o município figura entre os habilitados com duas propostas aprovadas, ambas apresentadas pela Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão – AMOBB.

O edital, que vai destinar mais de R$ 6 milhões a projetos com foco na juventude, teve ampla participação de Alagoas: 31 propostas foram inscritas no estado, sendo 28 habilitadas. Dentre elas, duas são de Arapiraca, segunda maior cidade alagoana, com iniciativas que demonstram o protagonismo local na promoção da cultura popular e da inclusão social por meio da arte e da educação.

As propostas habilitadas são: “Quadrilha Junina Gonzagão – 2026” e “Impulso Jovem – Mobilização e Protagonismo Juvenil” que agora seguem agora para a próxima fase do processo seletivo com ampla chance de serem contempladas, podendo serem contempladas através da SHELL.

Em entrevista, a presidente da AMOBB comemorou a habilitação e reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento das políticas públicas para a juventude:

“Mal encerramos o São João de 2025 e já estamos sonhando alto para 2026. A proposta da Gonzagão vem mais grandiosa e mais inclusiva. Já o ‘Impulso Jovem’ nasceu da urgência de dar suporte a tantos jovens que terminam o ensino médio sem perspectivas. Nossa ideia é ajudá-los a acreditar em si e conquistar novos caminhos.”

A AMOBB, que há quase 40 anos atua em Arapiraca, reforça com essa conquista sua capacidade de articulação, planejamento e espaço a nível nacional, mantendo-se atenta às oportunidades de financiamento que possam beneficiar a juventude local.

Além de promover tradições culturais como o Coco de Roda e a Quadrilha Junina Gonzagão, a associação vem ampliando sua atuação para áreas como educação popular, inclusão digital, saúde mental e incentivo à permanência escolar, com forte protagonismo comunitário.

Sobre o Programa Rouanet Juventude


Criado pelo Ministério da Cultura, por meio da Instrução Normativa nº 23/2025, o programa visa fomentar projetos que envolvam diretamente adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, incentivando o acesso à arte, à cultura, à cidadania e à educação crítica.

Compartilhar Artigo:

Responsável

Netinho Cavalcante é formado em Gestão Pública e Serviço Social, com uma paixão pela escrita que o levou a contribuir com diversos sites. Seu talento e dedicação à comunicação resultaram no registro profissional como jornalista, consolidando sua trajetória como um profissional comprometido em levar o melhor aos leitores.

Edit Template